Você está tranquilo no seu dia a dia?

Tempo de leitura: 4 minutos

Imagine que você está dirigindo o seu carro para ir para o trabalho e para no sinal. O carro que está vindo atrás de você tem um problema nos freios e não consegue parar a tempo. Infelizmente o motorista do carro de trás não possui seguro e te fala que não tem condições de arcar com o seu conserto. Apesar de tentar argumentar, você já sabe que cada um vai ficar com seu prejuízo. Pelo menos você fez o seguro do seu carro e vai poder acionar o mesmo. Você leva o seu carro para oficina indicada pela seguradora e eles te informam que você vai precisar pagar a franquia de dois mil reais. Esse dinheiro não estava previsto para gastar agora e você não tem de onde tirar, então para não ficar sem o carro você passa o cartão de crédito e deixa para pensar em como pagar isso no mês que vêm. 

Essa situação é muito comum no dia-a-dia dos brasileiros. Imprevistos acontecem que nossos salários não conseguem cobrir, então recorremos a alguma forma de crédito para resolver a situação. Com isso a gente gera mais uma dívida para pagar quando der e quando nos damos conta, as dívidas viraram uma grande bola de neve que não temos como pagar.

Muitas pessoas relatam que se sentem presas na rotina de somente trabalhar para pagar as contas e nunca tem condições de realizar os seus sonhos. Quando esse tipo de imprevisto acontece, esse sentimento só piora.

Uma certeza que podemos ter é que imprevistos acontecem, mas isso não significa que não podemos estar preparados para eles! Não temos como pensar em todas as possibilidades do que pode acontecer no nosso dia-a-dia e esse seria um exercício que não nos levaria a lugar nenhum, mas podemos ter uma ferramenta que nos ajudaria em 99% das situações. O nome dela é Reserva de Emergência!

A Reserva de Emergência é um dinheiro que teríamos guardado em que o objetivo não é nos deixar ricos, mas sim nos deixar tranquilos! Saber que em caso de qualquer emergência nós temos um recurso ao qual recorrer é muito tranquilizante. A recomendação normal é que tenhamos guardados em algum investimento muito seguro e de acesso rápido um valor entre 6 a 12 meses dos nossos gastos mensais. Esse costuma ser o objetivo inicial de quem quer caminhar o caminho da independência financeira e é ótimo para criar os hábitos necessários para tal, como a disciplina com o dinheiro.

Não é um objetivo fácil pois precisamos mudar nossa mentalidade de gastos de forma que sobre dinheiro para guardar, o que por si só já é difícil. Mas conseguindo nos organizar para quitar todas as nossas dívidas e guardar o dinheiro para chegar nesse objetivo vai te trazer um sentimento de liberdade que pode até te fazer dormir melhor.

Também precisamos ter em mente que quando conseguimos montar o fundo de emergência é que ele existe para ser o nosso colchão financeiro para imprevistos e não um dinheiro que está lá para ser gasto quando sentirmos a vontade de comprar alguma coisa, então é preciso muito auto controle e disciplina para alcançar esse objetivo.

E esse dinheiro não precisa ficar guardado em nenhum investimento mirabolante. Ele precisa ficar facilmente acessível para qualquer imprevisto, então até a velha poupança serve para isso. Caso você queira ter um pouco mais de rentabilidade com esse dinheiro você pode recorrer a algum fundo de investimento DI do seu banco que possua uma taxa de administração baixa (ideal é que seja zero mesmo), ou algum CDB de liquidez diária que renda pelo menos 100% do CDI ou até o tesouro Selic. Existem outras boas opções para esse objetivo, mas essas são as mais convencionais. E temos que manter em mente que esse dinheiro não irá nos deixar ricos, ele irá nos deixar tranquilos, então não é preciso de nenhuma solução mirabolante.

Estude! Entenda como o mundo das finanças funciona e use-o a seu favor.

Conte-me se esse conteúdo foi útil para você. Compartilhe com seus amigos. Vamos difundir a educação financeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *