A Tríade do Investimento

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de pensar em investir qualquer dinheiro você precisa saber que todo investimento, do mais simples ao mais complexo, tem três características básicas:

  • Liquidez
  • Rentabilidade
  • Risco

Vamos imaginar que você emprestou dinheiro para um amigo. Vocês fizeram um acordo de que ele irá te devolver o empréstimo somente daqui há 30 dias, não antes disso. E te pagará juros de 1% sobre o valor no vencimento do empréstimo.

Liquidez

No mundo dos investimentos, liquidez é a velocidade em que você consegue transformar um determinado ativo em dinheiro para uso imediato. Nesse exemplo acima podemos dizer que a liquidez do empréstimo do seu amigo é de 30 dias, porque você não terá o valor durante esse período.

Alguns investimentos possuem alta liquidez, são aqueles que você consegue rapidamente transformar em dinheiro. Um exemplo é a famosa poupança, que é praticamente de liquidez imediata. Basta ir em um banco e sacar o valor que quiser. Se você depositar um dinheiro na poupança hoje, você consegue sacar hoje mesmo.

Outros possuem baixa liquidez ou liquidez indeterminada. São investimentos que você não consegue transformar em dinheiro com rapidez ou facilidade. Imagine que você tem um apartamento próprio e deseja vendê-lo. Essa venda pode acontecer amanhã ou daqui a um ano, não tem como saber.

E existem aqueles que possuem liquidez de prazo determinado, como no exemplo do empréstimo para o seu amigo, você só teria seu dinheiro dentro de 30 dias, não antes disso.

É muito importante que você realize seus investimentos tendo em mente quando você vai precisar do seu dinheiro de volta. Sempre tente alinhar a liquidez dos seus investimentos com o objetivo que você traçou na sua vida!

Rentabilidade

No exemplo do seu amigo, vocês concordaram que ele iria te pagar além do valor emprestado, 1% de juros. Nesse empréstimo, sua rentabilidade é de 1% por 30 dias.

Rentabilidade é o quanto você espera receber a mais pelo dinheiro que você investiu. Normalmente, essa é a parte em que as pessoas prestam mais atenção na hora de fazer um investimento, mas a maior rentabilidade em um determinado ativo não necessariamente é o melhor para você! Como acabamos de ver, a liquidez deve sempre estar alinhada ao objetivo do seu investimento.

Não adianta fazer um investimento de baixa liquidez que vencerá em 1 ano, se você vai precisar do dinheiro em 30 dias, só porque esse investimento possui uma rentabilidade alta. Esse investimento não serve para você.

Busque sempre a melhor rentabilidade, de acordo com a liquidez que você precisa, mas além disso preste atenção no próximo item, o risco.

Risco

Essa costuma ser a parte do investimento mais negligenciada pelas pessoas, ou a mais temida. O risco é a chance de algo que você planejou para o seu investimento sair errado.

No exemplo, seu amigo disse que te pagaria dentro de um mês, mas a vida tem seus imprevistos. E se alguém na família dele ficou muito doente e ele teve de gastar mais dinheiro do que imaginava? Ou que nesse 1 mês ele perdeu o emprego e não vai ter como pagar? Isso são riscos.

Todo investimento tem a probabilidade que algo de errado possa acontecer, mas riscos existem para serem administrados e não evitados!

Estude o investimento que deseja fazer e tenha total conhecimento dos riscos que você está assumindo!

Cada pessoa tem uma tolerância diferente para os riscos que está disposto a correr com o próprio dinheiro. Se você está no início da sua caminhada como investidor, comece com investimentos de baixo risco. A medida que se sentir confortável com suas posições e se sentir necessidade, aumente sua exposição a riscos.

O Equilíbrio

Todo investimento tem essas três características:

Tríade dos investimentos
Tríade dos investimentos

Infelizmente, até hoje não inventaram um investimento que tenha alta liquidez e rentabilidade, com baixo risco. Você sempre terá de sacrificar algum desses itens em favor de outro. Normalmente investimentos de alta liquidez e baixo risco apresentam baixa rentabilidade, investimentos de alta liquidez e rentabilidade apresentam grandes riscos e investimentos de alta rentabilidade e baixo risco apresentam baixa liquidez.

O segredo do jogo é encontrar o equilíbrio entre os três para o seu caso em particular. Não existe um investimento perfeito, existem investimentos que se adequam a sua necessidade pessoal.

O que você deve fazer na hora de escolher um investimento é conseguir a melhor rentabilidade possível, com a liquidez necessária para seu objetivo, respeitando a quantidade de risco que se está disposto a correr com o seu dinheiro.

Não faça investimentos simplesmente porque te falaram para fazer. Lembre-se sempre da tríade do investimento: Liquidez, Rentabilidade e Risco. E aplique ao investimento que melhor se encaixar nos seus planos. Mantenha sempre o seu equilíbrio!

Estude! Entenda como o mundo das finanças funciona e use-o a seu favor. Ser rico é uma questão de escolha e uso das oportunidades.

Conte-me se esse conteúdo foi útil para você. Compartilhe com seus amigos. Vamos difundir a educação financeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *