Cadê meu dinheiro?

Tempo de leitura: 4 minutos

Muita gente vive a realidade do salário não chegar até o final do mês. Quando isso acontece, apelam para os cartões de credito e o cheque especial, é uma forma de fechar as contas. Assim, acaba por não sobrar nenhum dinheiro para começar a criar a base de ativos, como falamos no último texto (vá ler se ainda não foi).

Se isso acontece com você, me responda uma pergunta com toda sinceridade:

Você sabe com o que gasta todo seu dinheiro? Quando digo todo, estou falando de cada centavo do seu salário. Você sabe onde todo ele foi parar?

Se sua resposta foi não, então você não tem ideia de qual pode ser o problema que te impede de guardar algum dinheiro todo mês. Para podermos atacar essa questão precisamos inicialmente conhece-la e a ferramenta para isso é a (rufem os tambores) PLANILHA DE ORÇAMENTO PESSOAL!

A planilha é bem simples, basta você anotar todas as suas receitas e todas as suas despesas no mês. Vou dar um exemplo.

Montei uma no Excel para facilitar as contas. Nesse exemplo a pessoa tem duas fontes de pagamento.

Renda mensal
Renda mensal

O próximo passo é onde a maioria das pessoas erram, a descrição de suas despesas. Normalmente quando se faz essa planilha é comum só pensarmos em lançar nossos gastos grandes como aluguel, condomínio, mercado e etc. O correto é, pelo menos no início da sua caminhada financeira, anotar todos os gastos que você tem. Comprou uma bala Halls, anota. Tomou um cafezinho na rua, anota. Pegou um Uber para ir ao shopping, anota.

Nesse início é importante anotar tudo!

Despesas mensais
Despesas mensais

Quanto mais preciso você conseguir ser em sua planilha de despesas, melhor! Leve um caderninho no bolso e anote cada vez que você gastar alguma coisa. Quando chegar em casa, lance todos os dados em sua planilha.

OBS.: Na despesa do cartão de crédito estou levando em consideração o pagamento integral da fatura. Mas o uso de cartão de crédito será assunto para um outro post.

Gráfico comparativo
Receitas x Despesas

Nesse exemplo, temos uma pessoa que está bem próximo de gastar todo seu salário. Porém, se olharmos com atenção nos seus gastos vemos que é uma pessoa que consome bastante alimentação na rua e delivery. Talvez se ela gastasse um pouco mais no mercado para cozinhar mais em casa, levar comida para o trabalho ao invés de comer em restaurantes e pedir para entregar em casa, ela poderia ter uma folga maior de dinheiro no seu orçamento.

Essa análise é pessoal e convido todos a fazerem esse exercício. Tendo um orçamento bem detalhado conseguimos ver para onde está indo todo o nosso dinheiro e podemos fazer grandes descobertas. As vezes todos aqueles doces e cafezinhos que você toma na rua podem estar comprometendo o seu orçamento mais do que você imaginava, então cortar parte dos seus gastos nessas áreas pode te levar a grandes economias.

Não estou falando para você deixar de viver e economizar cada centavo que ganha, mas sim para você fazer uma análise pessoal dos seus gastos do dia a dia. Muitos deles não agregam nada e podem ser facilmente cortados. Reveja suas prioridades na vida!

Sugiro você criar uma meta de poupança mensal. Para não complicar sua vida inicialmente, guarde  5% do seu salário e reveja seu orçamento de forma a atingir a meta. NÃO DESISTA!

Se notar que consegue poupar mais de 5%, faça-o na proporção que puder. QUANTO MAIS MELHOR!

No exemplo que vimos a pessoa teria de realizar algumas mudanças em seu estilo de vida para alcançar a meta, mas nada que fosse impossível.

Despesas ajustadas
Despesas ajustadas
Metas
Metas

No final deste post tem um link para uma planilha de orçamento pessoal que montei. Ela é gratuita e todas as fórmulas estão desbloqueadas, então fiquem à vontade para usá-la como quiserem. O importante é que você tenha o controle das suas finanças. Link abaixo:

Clique aqui para baixar sua planilha orçamentária!

Deixe nos comentários se você achou útil esse texto. Você já fazia sua planilha de orçamento pessoal? Compartilhe aqui sua experiência! Mande esse texto para aquele seu amigo que você acha que precisa desse conteúdo. Faça com que esse conhecimento chegue ao maior número de pessoas possível! Vamos difundir a educação financeira!

4 Comentários


  1. Sempre fui uma pessoa com dificuldade para guardar dinheiro. Não chego a ser descontrolada mas guardar sempre foi difícil pra mim, Vou tentar fazer a planilha pois não tenho ideia de onde gasto meu dinheiro. Valeu pela dica! Espero que me beneficie!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *